Grupo: Dorit Chrysler / Monotekktoni / Mico / Iris
Título: 4 Women No Cry - Vol. 2
Ano: 2006
Editora: Monika Enterprise
Formato: CD
Depois de um primeiro volume pleno de oportunidade, a Monika Enterprises volta à carga com mais um disco da série «4 Women No Cry», em que procura tirar da sombra figuras femininas que se dedicam à produção de música essencialmente electrónica.
Neste segundo volume, encontramos a música de Dorit Chrysler, uma austríaca residente em Nova Iorque, Mico, uma japonesa radicada em Londres, Monotekkton, alter-ego da berlinense Tonia Reeh, e ainda Iris, uma catalã, de Barcelona.
O fio condutor de todo o disco assenta na manipulação electrónica, mais radical nuns casos, Mico e Monnotekktoni, do que noutros, mas omnipresente e fundante da sua música exploratória e quase sempre sincopada. Dorit Chrysler distingue-se pela criação de ambientes em que o seu theremin adensa a atmosfera de um modo suficientemente explícito para prender a atenção. Mico apresenta algum mistério a envolver em fumo espesso as matrizes texturadas do seu pastiche sonoro, em que arritmia desconexa quase sempre surge como elemento desorientador, mas ao mesmo tempo cativante. Monotekktoni é a presença mais afirmativa deste disco, apresentando o mais maduro conjunto de ideias aqui apresentadas. Os seus quatro temas constroem modernos edifícios pop, de ferro e vidro, cuja transparência e conjugação estética expõem o vigor experimental da sua paixão pela melodia e por uma espécie de retro-futurismo de linhas rectas, mas a apontar para o céu. Finalmente, Iris faz da sobreposição oblíqua de recados sonoros estilhaçados o seu ponto de fuga à vulgaridade, conseguindo a espaços oferecer equações de novidade, mas ainda sem o pequeno salto que poderia dotar a sua música do equilíbrio estético capaz de a transformar numa proposta irrecusável.
|