Grupo: Deerhoof
Título: Friend Oportunity
Ano: 2007
Editora: TomLab
Formato: CD
Obs: Distribuído por Flur
Oriundo de São Francisco, o trio norte-americano Deerhoof tem vindo discreta mas gradualmente a captar um público cada vez mais vasto com o seu rock directo e melódico, em que a simplicidade de processos contrasta com a firmeza de convicções. «Friend Opportunity», o seu nono álbum, continua este processo de incorporação de matéria prima herdada do indie-rock num universo em que a infantilidade e a fragilidade parecem ser a argamassa que impede o desabar das suas canções, contruídas no limite da instabilidade.
A voz de Satumi Matsuzaki continua carregada de um sotaque nipónico inconfundível e pueril, e confronta-se constantemente com as marcações rítmicas de Greg Saunier, que conferem músculo à dissonância e estridência da guitarra de John Dieterich. Ou seja, se por um lado a instrumentação é assumida como uma panela de pressão que produz ruído e acumula um potencial efeverscente de tensões mordazes, surge no seu contraponto a candura desconcertante do embalo vocal descomprometido e inocente, que traz a música dos Deerhoof para o campo da pop, mesmo que as melodias conheçam raras vezes desenvolvimentos lineares ou antecipáveis.
«Friend Opportunity» é, assim, provavelmente, o melhor capítulo da história deste trio norte-americano, que parece seguro do caminho que quer seguir, bem à margem de qualquer cena mais ou menos volátil e sempre com a determinação de quem confia que a persistência sempre acaba por se mostrar compensadora. A bem de todos nós, ouvintes...
|